“Só existe uma forma de crescimento, que é o crescimento integrado à natureza.
Todo o resto é fantasia, são criações da mente adoecida do homem. Então, as pessoas estão vivendo dentro de criações doentes da mente dos homens. Elas não vivem mais dentro da realidade da natureza.
A natureza tem um poder de criar realidades. E a mente do homem também tem esse poder. Só que a natureza é mais sábia do que o homem.
A natureza tem sabedoria para criar uma realidade que vai se sustentar no tempo.
O homem não tem (essa) sabedoria, porque ele não conhece todo o tempo. Ele só conhece o pedaço de tempo no qual ele está vivendo agora.”
Vovó Maria Redonda nos apresenta um pensamento orgânico sobre a vida, de integração entre homem e natureza.
Os homens se perderam,segundo ela, na sua própria criação, criando realidades nem sempre saudáveis à sua própria natureza. Ou porque geraram vícios ou porque criaram soluções destruidoras, que contribuíram por nos afastar ainda mais do pensamento natural e orgânico.
Vovó Maria Redonda está nos alertando aqui sobre o pensamento sintético, dos fármacos, do patriarcado que criou um mundo apartado, isolando pessoas de suas próprias naturezas, e da relação delas com o sistêmico. Um mundo apartado e sintético, que escraviza pelo trabalho e que,por isso mesmo, não se sustenta no tempo, pois gera adoecimento, tristezas e desconexões.
Vovó e os ancestrais nos relembram que nós somos feito de natureza e como tal merecemos viver uma vida de abundância orgânica e natural.